Com o objetivo de definir as ações do Movimento Ficha Verde a curto e longo prazo, o Impact Hub Manaus realizou uma consultoria com os membros da iniciativa gerando um planejamento estratégico com metas socioambientais para serem realizadas até 2030.
O Ficha Verde é um movimento apartidário e colaborativo que atua na capital do Amazonas impulsionando a participação da sociedade civil em questões ambientes, desde pequenas ações no dia a dia até questões de interesse público que valorizem e respeitem a Amazônia e a população que vive nela.
Para a elaboração do planejamento estratégico, o Impact Hub realizou imersões, pesquisas e conversas com os membros do Ficha Verde, nas quais foram identificadas as principais demandas a serem trabalhadas, desafios para sua aplicação e ideias para o futuro do movimento.
Como resultado da consultoria, foram definidos os objetivos para atividades a curto prazo, já em 2022, e a longo prazo, até 2030, planos de ação e métodos para aplicação das metas.
Entre as metas do Ficha Verde para o próximo ano estão ampliar a visibilidade local do movimento, aumentar o engajamento com novos membros e evidenciar planos de governo dos candidatos das eleições de 2022, com foco nas questões socioambientais.
Já a longo prazo o movimento quer influenciar a implementação efetiva de políticas públicas socioambientais positivas e prioritárias na região, ser referência nas questões envolvendo políticas públicas ambientais, aumentar a capacidade de diálogo com movimentos e gestores público e incentivar a população amazonense sobre a conscientização em relação à agenda socioambiental nas discussões e no monitoramento das políticas ambientais.
“O movimento nasceu da vontade de conscientizar as pessoas sobre agendas ambientais, porque a população deve ter seu protagonismo e suas demandas ouvidas. Este processo de estabelecer as metas e colocá-las dessa forma nos permite um caminho e um meio de trabalho a seguir para chegar ao nosso objetivo, de incentivar a população para ser mais ativa em questões ambientais”, declaram os membros do Movimento Ficha Verde.